quarta-feira, 10 de março de 2010

INÍCIO NO PRÉ-VESTIBULAR EDUCAFRO EM GUARÁ.

Nesta semana iniciei como professor no curso Pré-Vestibular Comunitário Educafro. Já fui voluntário no Educafro em Atibaia, sendo professor de História e Coordenador de curso. Iniciei minha relação com o núcleo de Guará, no fim de 2007, quando conheci dois coordenadores na reunião geral de São Paulo. Quando voltei à Guará me coloquei a disposição do núcleo, e no início deste ano fui convidado para ser professor de História Geral.
Já na primeira aula, nesta semana, senti uma grande empatia com os alunos, imprimimos um ritmo muito interessante no decorrer da aula. Falamos sobre a o aparecimento das primeiras sociedades humanas complexas, na região do Crescente Fértil, dos grandes rios do Oriente Médio e Norte da África.
Algumas condições gerais eram indispensáveis ao aparecimento dessas sociedades: primeiro o homem precisou dominar a agricultura, sem isso, era inviável a sedentarização dos agrupamentos humanos; segundo, a condição de proximidade com os grandes rios, para garantir a irrigação das terras cultiváveis; terceiro a organização desses Estados vão se dar através de Monarquias Teocráticas, com o poder real sendo justificado por ter uma origem divina; as nações se dividiram em Cidades-Estado, condição essa devido à origem em pequenas áreas territoriais; o regime de trabalho era a servidão coletiva, onde os trabalhadores dependiam do Estado para ocuparem as terras e; por fim, a religião na maior parte destas Culturas era Politeísta, sendo a única exceção, o Reino dos Hebreus, que fundaram sua religião com base no Monoteísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas