segunda-feira, 8 de março de 2010

PARABÉNS AS MULHERES


Não poderia deixar de comentar sobre o Dia Internacional da Mulher, hoje, além do conteúdo das aulas, no 9º E e no 7º C tive oportunidade de falar um pouco sobre a História do 8 de março.

• 1857: greve operária na cidade de Nova Iorque, onde tecelãs de umas das fábricas da cidade exigiam entre outras coisas, redução da jornada de trabalho, que naquele período, chegavam a 16 horas diárias; equiparação salarial com os homens que exerciam a mesma função e; tratamento digno no ambiente de trabalho. Essas mulheres trabalhadoras sofreram brutal repressão por seu movimento, sendo trancafiadas na fábrica, que foi incendiada. 130 operárias morreram carbonizadas.
• 1910: na Dinamarca, foi reconhecido o 8 de março, como o Dia da Mulher, em homenagem as mulheres trabalhadoras de Nova Iorque que morreram no 8 de março de 1857.
• 1975: a ONU oficializa o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, diga-se de passagem, com muito atraso.
• 2010: a primeira comemoração do 8 de março completa 100 anos. Mas devemos ao invés de comemorar, aproveitarmos o dia para uma reflexão sobre a condição da mulher na sociedade atual. Será que as reivindicações das trabalhadoras de Nova Iorque mortas em 1857 já estão garantidas em todas as partes? Será que a mulher tem os mesmos direitos sociais, políticos e sexuais que o homem. O debate da igualdade de gênero continua em pauta, pois ainda não temos garantida a igualdade entre homens e mulheres. Devemos discutir o papel da mulher na Sociedade Atual; o preconceito e a desvalorização da mulher; a equiparação salarial entre homens e mulheres e; a violência contra a mulher, na sociedade e dentro das suas próprias casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas