segunda-feira, 8 de março de 2010

RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 9º E – VIRGÍLIO ROSAS DA SILVA

1) Qual a relação do Congresso de Viena e as Monarquias Absolutistas na Europa do século XIX?
Resposta: Precisamos estabelecer uma relação de causa e conseqüência. A Revolução e a Expansão Napoleônica haviam desestruturado boa parte das Monarquias Absolutistas da Europa do século XVIII, e o Congresso de Viena veio reestabelecer a ordem social absolutista, suas fronteiras e dinastias.

2) Destaque 2 diferenças entre o Estado Absolutista e o tipo de Estado proposto pelos Liberais.
Resposta: Enquanto o Estado Absolutista determinava a centralização de poder nas Monarquias Hereditárias, com poder determinado por origem divina, os liberais propunham o estabelecimento de governos de caráter democrático; As Monarquias Absolutistas tinham um contrato social baseado no poder absoluto dos reis, enquanto os Liberais propunham um Estado Constitucional e; enquanto o Estado Absolutista tinha o poder política concentrado no poder real os Liberais propunham a divisão dos Poderes de Estado.

3) O que é laicização do Estado?
Resposta: Laicização do Estado é a separação entre Política e Religião, segundo os Liberais o Estado deveria preservar o direito a prática religiosa não impondo uma religião oficial de Estado.

4) Qual a divisão de poderes de Estado no Brasil hoje?
Resposta: A divisão de poderes no Brasil hoje é: poder Executivo, responsável por administrar o estado brasileiro; poder Legislativo, responsável por criar as leis que regem o estado brasileiro e; poder judiciário, responsável por aplicar as leis do estado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas