terça-feira, 23 de março de 2010

RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES: 9º E – VIRGÍLIO ROSAS DA SILVA

1) Que características semelhantes eram condições tanto para a unificação italiana quanto para a alemã?
Resposta: O desenvolvimento industrial de áreas que pertenceriam aos futuros Estados da Itália e da Alemanha. Esse desenvolvimento industrial gerou uma necessidade de ampliar os mercadores consumidores de produtos industrializados e fornecedores de matéria-prima. Além disso, ambas as regiões estavam fragmentadas politicamente e sofriam interferência de nações estrangeiras como França e Áustria.

2) Analise a afirmação:
“Tanto a unificação italiana quanto a alemã foram impulsionados pelo desenvolvimento industrial comandado pela burguesia. Assim o nacionalismo serviu apenas de instrumento para a concretização desses processos de unificação.”
Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim, concordo. Os processos de unificação tanto de Itália quanto de Alemanha sofreram grande influência das áreas industrializadas, que aceleraram a questão nacional, por interesses econômicos.

3) Explique com suas palavras a Questão Romana.
Resposta: A Questão Romana foi o imbróglio entre a Igreja Católica e o novo Estado Italiano, quando da unificação da cidade de Roma à Itália, o papa não aceitou inicialmente essa situação, recusando-se a sair do Palácio do Vaticano, declarando-se prisioneiro do novo estado. A questão só foi resolvida em 1929, quase 60 anos após a unificação italiana com o Tratado de Latrão.

4) Compare o Zollverein com os atuais blocos econômicos como Mercosul e União Européia.
Resposta: O Zollverein foi uma antecipação dos blocos econômicos atuais, na medida em que reuniu pequenos estados na Confederação Germânica, que eliminaram suas barreiras alfandegárias, mas em uma proporção nacional. Os atuais blocos econômicos vêm eliminando as barreiras comerciais entre nações em proporção continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É MUITO BOM TER SEU COMENTÁRIO, LOGO ELE ESTARÁ PUBLICADO.
OBRIGADO.

VISITAS

Contador de visitas